Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CULTURA

Onze cidades da Paraíba são contempladas pelo projeto ‘Cine Mais Cultura’, do MinC

Por: Didi

A Paraíba teve onze cidades selecionadas no edital nacional ‘Cine Mais Cultura’, que tem como objetivo distribuir equipamentos de projeção e centenas de filmes da Programadora do Brasil. Concorreram cidades com até 20 mil habitantes. Dentre as 150 prefeituras a serem beneficiadas pelo progama, 50 são do Nordeste, 46 do Sudeste, 42 do Sul, sete do Norte e cinco do Centro-Oeste.
As cidades paraibanas escolhidas foram: Pilar, Zabelê, Sumé, São José dos Ramos, Curral de Cima, Várzea, Fagundes, Serra Grande, Santarém, São José do Brejo do Cruz e Riachão do Bacamarte. Cada uma das administrações municipais receberá kit com tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD player, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, dentre outros equipamentos, além de poder escolher até 104 DVDs do catálogo da Programadora Brasil, que possui 153 programas temáticos, muitos dos quais com mais de um filme.
A contrapartida solicitada é de que as prefeituras disponibilizem espaço para o funcionamento dos Cines Mais Cultura, além de dois técnicos responsáveis pela manutenção e operação dos equipamentos e acervo, que terão de participar de oficinas de capacitação cineclubista.
De acordo com a coordenadora executiva do Programa ‘Mais Cultura’, Silvana Meireles, secretária de Articulação Institucional do MinC, “apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas comerciais de cinema e boa parte da população não tem condições de pagar pelo ingresso”.
Para promover o acesso de habitantes de pequenas cidades, o Ministério da Cultura vem investindo R$ 2,25 milhões neste programa. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!