Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Municípios de Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro e São João do Tigre realiza Conferência Municipal de Educação

Foi realizada nesta sexta feira (31),  em Zabelê  a Conferência Municipal de Educação (COMED) com o tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação popular. Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. As Secretárias de Educação de Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro e São João do Tigre, realizaram unidas pela a Educação a Conferência Municipal de Educação de forma integrada, na perspectiva de realizar um diagnostico da Educação municipal e planejar ações para o município, a região , o estado e o Pais.

Alunos e Professores da Escola E.M.E.I.E.F Maria Bezerra da Silva em Zabelê, fizeram  apresentações  e encenação Teatral, para os convidados. Logo após o Professor Conferencista Cristiano Araújo, deu a palestra sobre a II (COMED) e o PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração em consonância com o Documento Referência.

Esta conferência teve como objetivo construir propostas em prol da melhoria da qualidade do ensino a partir da construção de um sistema articulado de educação. Esta conferência Municipal de Zabelê teve como tema: “Para a Educação melhorar, todos devem participar”.

O Evento iniciou com a aprovação do Regimento Interno da II COMED na solenidade de abertura  estiveram presentes a Prefeita Iris e o vice-prefeito de (Zabelê), o Prefeito Chico Neves (São Sebastião do Umbuzeiro) a Secretária de Educação Marleide Oliveira de Araújo (Zabelê), a Secretária de Educação Andreia Leda Gonçalves Dias (São João do Tigre ). 
O secretário de Educação de São Sebastião do Umbuzeiro Cícero Lira esteve ausente em virtude do falecimento do seu sogro, o que foi justificado pelo prefeito Chico Neves.

Aberto programa de incentivo à preservação da caatinga

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), e o Fundo Clima, do Ministério do Meio Ambiente, lançaram em parceria na semana passada, duas chamadas de projetos que visam fortalecer o uso sustentável da Caatinga e, assim, contribuir para a manutenção desse bioma, o único exclusivamente brasileiro e que conta com cerca de 53% de sua cobertura original.
Poderão participar agricultores familiares de assentamentos da reforma agrária e do Programa Nacional do Crédito Fundiário, que terão apoio para extrair produtos florestais de forma sustentável. Também será oferecida capacitação em manejo florestal a extensionistas. O prazo para adesão vai até 16 de junho
 No caso das associações e cooperativas de assentamentos da reforma agrária e do Programa Nacional do Crédito Fundiário, o objetivo é  apoiar a realização do manejo florestal sustentável, instrumento que permite obter lenha, carvão, frutos, estacas e forragem mantendo a vegetação e a biodiversidade.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Missa e procissão de Corpus Christi marcam a manhã em São Sebastião do Umbuzeiro

A missa de Corpus Christi foi celebrada na manhã desta quinta-feira (30),em São Sebastião do Umbuzeiro, reuniudiversos fiéis católicos. Após a celebração ministrada pelo Padre Adauto, os fiéis saíram em procissão pelas ruas umbuzeirense. Em seguida a celebração chegou ao seu rito mais sagrado, a Eucaristia. É exatamente em Corpus Christi, sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, que se celebra o dia da instituição da Eucaristia. Este é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas, como uma forma de agradecer a Deus. Partindo da Igreja Matriz o cortejo para o Santíssimo Sacramento, os fiéis seguiram entoando cânticos pelas ruas Praça Central, José Lafaiete, Franklin Bezerra, Frei Fernando, Av Vicente Pedro, Abel Costa e  até retornar à Igreja Matriz. Todo o percurso demorou pouco menos de 30 minutos.

Botafogo surpreende, faz três gols no Treze e é campeão do Paraibano 2013

Botafogo surpreende, faz três gols no Treze e é campeão do Paraibano 2013

O time do Botafogo fez bonito e venceu o Treze por 3 a 0 nesta quinta-feira (30) no estádio O Amigão, em Campina Grande. Com a vitória, o Belo sagrou-se campeão do Paraibano 2013 e chega ao seu 26º título. O time da Capital não levantava a taça há 10 anos.
O Treze, que já jogava por dois resultados iguais por ter maior número de pontos em toda competição, ampliou sua vantagem fora de casa ao vencer o Botafogo por 1 a 0 na última segunda-feira, no estádio Almeidão, em João Pessoa.
No 1º tempo, o Galo teve mais chances de gol, mas não conseguiu finalizar. Os gols da partida foram marcados no 2º tempo por Wanderley, Hércules e Ferreira. 

Botafogo surpreende, faz três gols no Treze e é campeão do Paraibano 2013

Botafogo surpreende, faz três gols no Treze e é campeão do Paraibano 2013

O time do Botafogo fez bonito e venceu o Treze por 3 a 0 nesta quinta-feira (30) no estádio O Amigão, em Campina Grande. Com a vitória, o Belo sagrou-se campeão do Paraibano 2013 e chega ao seu 26º título. O time da Capital não levantava a taça há 10 anos.
O Treze, que já jogava por dois resultados iguais por ter maior número de pontos em toda competição, ampliou sua vantagem fora de casa ao vencer o Botafogo por 1 a 0 na última segunda-feira, no estádio Almeidão, em João Pessoa.
No 1º tempo, o Galo teve mais chances de gol, mas não conseguiu finalizar. Os gols da partida foram marcados no 2º tempo por Wanderley, Hércules e Ferreira. 

EFRAIM FILHO CONTESTA MODELO GOVERNISTA PARA CUMPRIMENTO DO SUPERÁVIT FISCAL

“Em audiência pública com a ministra do Planejamento, o democrata afirmou que o governo deixa de lado a responsabilidade fiscal ao criar várias exceções para a contabilidade da meta”.
O deputado Efraim Filho (Democratas-PB) questionou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sobre a desobrigação do governo de cumprir as metas do superávit fiscal. A ministra participou hoje de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento para prestar esclarecimentos sobre a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 – PLN 2/2013. No projeto, o governo exclui da meta os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as desonerações de tributos e agora, pela primeira vez, o superávit primário do setor público consolidado, ou seja, dos estados e municípios.
“A proposta que o governo traz para a LDO é um verdadeiro malabarismo fiscal em que a meta do superávit fiscal passa a ser simplesmente um desejo a ser perseguido sem nenhuma obrigação por parte do Estado brasileiro. Se torna uma mera faculdade que não traz os conceitos de responsabilidade fiscal e transparência que o governo brasileiro deveria adotar, inclusive, para se credenciar perante o mercado externo”, ponderou Efraim Filho. ”Sobra muito pouca obrigação para o governo brasileiro realizar e mesmo tem assim tem sido deficiente em fazer o dever de casa”, avaliou o parlamentar paraibano.

Cerca de 40% da população brasileira têm intolerância à lactose

Quase toda a população japonesa apresenta dificuldade para digerir o açúcar do leite
Leite, queijo, iogurte e manteiga são alimentos facilmente encontrados na mesa dos brasileiros, mas para cerca de 40% da população podem trazer náuseas, diarreia, excesso de gases, dor de estômago entre outros incômodos. Isso acontece devido a uma incapacidade que essas pessoas têm de digerir lactose, o açúcar do leite. É a intolerância à lactose.
Para digerir esse açúcar, o organismo precisa produzir uma enzima chamada lactase, que divide o açúcar do leite em glicose e galactose. A incapacidade de produzir a lactase pode ser genética ou ocasionada por algum problema intestinal que a interrompe temporariamente.
De acordo com Ricardo Barbuti, gastroenterologista membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, a capacidade de produzir a lactase é geneticamente determinada.
— Quem tem a predisposição para produzir menos enzimas, na medida em que o tempo passa, vai perdendo a capacidade de digerir a lactose. Todo mundo que tem geneticamente uma intolerância, tem má absorção de lactose, mas isso não causa sintomas sempre.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Escola Estadual de São Sebastião do Umbuzeiro realiza Festa para as mães dos alunos da Escola

A Escola Estadual Malaquias Batista Feitosa de São Sebastião do Umbuzeiro, realizou na noite desta quarta feira (29), uma grande festa para as mães dos alunos da Escola. A Festa contou com inúmeras apresentações feitas pelos professores e alunos em homenagem as mães.

Durante as apresentações foram feitos sorteios de brindes e logo após foi 
servido um lanche para todas as mães presentes. O evento contou com total apoio dos Professores, do Prefeito Chico Neves, da Vice Prefeita Euda, os vereadores Toinho de Detê, Chico de Mariano, Sandra Rosânia, Funcionários e demais colaboradores.

 O diretor Rogério Batista, aproveitou esse espaço para agradecer a todas as pessoas que ajudaram na realização do evento direta e indiretamente e agradeceu especialmente as mães que participaram desse momento tão especial para elas.