Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

COLUNA CARIRI


 ACABOU O ‘LENGA-LENGA’
 
Por Geordie Filho 
ImageNa maior cidade do Cariri, Monteiro, a disputa pela Prefeitura Municipal será entre a atual prefeita Edna Henrique e o vereador Juraci Conrado. A maior expectativa ficou em torno da escolha dos nomes dos vices, o que aconteceu praticamente de última hora. Do lado da prefeita Edna o escolhido foi Cajó Menezes, devido a sua lealdade e desenvoltura diante da atual administração, onde já ocupou várias secretarias. Já do lado do vereador Conrado, que disputará a Prefeitura pela primeira vez, o escolhido para vice foi o ex-vereador Dejaci Aleixo, o ‘Chuta’, após um grande suspense, já que ele foi escolhido minutos antes da convenção oposicionista.

DECISÃO ACERTADA
Cajó Menezes e o vereador Bero de Bertino disputaram civilizadamente à vaga de vice na chapa encabeçada pela prefeita Edna Henrique, em Monteiro. Diante da escolha do nome de Cajó, o vereador Bero não fez cara feia e aceitou a escolha numa boa, recebendo ainda mais a admiração dos que fazem o grupo comandado pelo deputado João Henrique.

NOVOS ARES
A monteirense Sheila Raposo é a nova Diretoria de Jornalismo da Prefeitura de João Pessoa, no lugar da jornalista Janaína Macedo, que se prepara para novos voos. Sheila é respeitada por todos os setores de imprensa paraibana e a nível nacional, devido ao seu belo texto e por sempre se pautar pela ética. Ela já fez parte da comunicação institucional da ex-prefeita de Monteiro, Lourdinha Aragão. Antes de assumir a nova função, Sheila já fazia parte da equipe de jornalismo da PMJP.

SONHO REALIZADO
A instalação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, em Monteiro, foi um sonho realizado não só para a população do município, mas para todos os caririzeiros que poderão contar com o serviço, caso necessitem. A estrutura entregue oficialmente pela prefeita Edna, pelo deputado João Henrique, governador Ricardo Coutinho e outras autoridades, contou com a presença em massa dos monteirenses. A estrutura é de primeiro mundo e os serviços começarão a ser oferecidos em aproximadamente dez dias.
PICADINHAS...

...Começo pedindo orações pelo reestabelecimento do avô deste colunista, João de Deus, que se encontra internado em uma UTI, em Campina Grande.

...Por trás do Hospital de Monteiro tem um bar que bota o som nas alturas. Os enfermos são obrigados a repousar escutando “eu quero tchu, eu quero tchá”. Acunha, Eduardo Mayer.

...Show de bola o atendimento no Hospital Regional de Monteiro. Parabéns para o diretor Raniere Senna e para toda a equipe.

...Tem um prefeito no Cariri sendo apelidado de ‘Pablo Picasso’. Tudo que pinta, ele inaugura.

...O queridinho da região incomoda mais do que coceira nas hemorroidas.

...Jogaram terra na sopa de Doutor Neto e Assis Quintans em Sumé. Sem acordo, o deputado Quintans poderá ser candidato a prefeito no município contra Dr. Neto. Viuge!

...O deputado João Henrique aproveitou a ida do governador a Monteiro e cobrou providencias para a implantação do curso de Direito no município. O mago disse que ia ver.

...O frio tá grande em Monteiro. Desculpa boa para quem não gosta de banho ficar com o sovaco fedendo.

...O moído ontem foi grande na convenção da oposição em São João do Tigre. Dizem que Lídia Moura estava parecendo uma pimenta vermelha, de tanta raiva. Moído maior só em Ouro Velho.

...A tropa de frente da campanha de Conrado, em Monteiro, conta com nomes como Edvaldo Bezerra, Bosco Batinga, Rinaldo Bezerra e outros.

...Continuam jogando bosta no rio Paraíba, em Monteiro. Pior de tudo que ninguém faz nada. Esculhambação.

...Mais um acidente envolvendo uma moto e um animal solto na estrada entre Monteiro e Zabelê, aconteceu quinta-feira passada. A vítima está internada em estado grave.

...Já em clima de campanha, o prefeito da Prata, Marcel Nunes, e o vereador Felizardo Moura, estiveram juntos na inauguração da UPA, em Monteiro.

...Tem gente que deixa de comer pra adar de carro novo.

...Com a desistência de Ivanildo Querido na disputa pelo cardo de vereador em Monteiro, quem assumiu seu lugar é Flávio Cristiano, o agora ‘Tito do PT’.

...Vai começar o horário eleitoral gratuito na TV para matar o povo de rir. É bom demais.

...Neném Simões arredou os pés de Monteiro para assistir o São João de Monteiro. Quase acaba o estoque de aguardente na terra do poeta Pinto.

...Richelson Queiroz, o ‘Xexéu’ está de locadora de carros em Monteiro. Para alugar um possante é só ligar para (83) 9655-4088.

...O ex-prefeito Zizo Mamede acabou sendo o escolhido para disputar a vice na chapa encabeçada por Ednaildo Saraiva, em Serra Branca.

...E nada de ficar pronta a recuperação da estrada Prata-Ouro Velho. Parece até que é de rosca.

...Começou a babação com os pré-candidatos a prefeitos. Todo mundo querendo uma boquinha. Só tem bestinha.

...Bastante aguardada a presença de Cássio Cunha Lima na convenção da prefeita Edna em Monteiro, mas por problemas de saúde com o pai, o senador cancelou a agenda.

...Chuva que é bom, nada!

...Vou findando por aqui, diretamente de Monteiro, onde só se fala em política. Vou jajá para a Casa Progresso de Paulo Cabeção, filosofar com João Badalo.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Boa Noite a Todos!

Quando nos falta a direção, Jesus é o Sul e o Norte, o Leste e Oeste de nossos confusos mapas de escolhas diante da vida. Em Cristo, o caminho da vida é sempre um novo horizonte de certezas seguras a serem descobertas.

São Sebastião do Umbuzeiro inicia Laboratório de Prótese Dentaria



A Equipe de Saúde do município de São Sebastião do Umbuzeiro iniciou nesta ultima quinta feira dia 28 de junho de 2012, mais um trabalho em beneficio a saúde dos Umbuzeirenses, foi iniciada a confecção das primeiras próteses dentaria do município ação que visa ampliar o acesso às ações de reabilitação em saúde bucal, inteiramente grátis à população, estamos  realizando mais um importante e solicitado serviço, o de prótese dentária (fornecimento de dentaduras).
 

TSE libera candidatura de políticos com contas de campanha reprovadas


Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiram nesta quinta-feira (28) que a aprovação das contas eleitorais apresentadas em eleições passadas não será exigida para o registro da candidatura nas eleições municipais de outubro.


A decisão foi tomada por quatro votos a favor e três contra, e revoga a decisão de 1º de março do próprio TSE, que condicionava a emissão da certidão de quitação eleitoral à aprovação das contas de campanha. A certidão é fundamental para os políticos obterem o registro das candidaturas.


O julgamento havia começado na terça-feira (26) e foi interrompido por um pedido de vistas do ministro José Antonio Dias Toffoli quando a votação estava com um placar de três votos favoráveis à anulação da resolução e dois contra.


Após o pedido de vistas de Toffoli, a presidente da corte, ministra Carmén Lúcia, adiantou seu voto e acompanhou o voto da relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, contra a revogação, o que havia deixado a votação empatada. Nesta quinta-feira, Toffoli apresentou seu voto, a favor da revogação.


Histórico


O julgamento das chamadas candidaturas "conta suja" voltou ao TSE após 14 partidos entrarem com um recurso contra a resolução original do TSE, que fixou a exigência.


O pedido de reconsideração foi apresentado pelo PT e depois assinado por outros 13 partidos: PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS.


As siglas defendiam que a exigência da aprovação das contas não é determinada por lei e que as penalidades pela reprovação da contabilidade eleitoral só podem ser aplicadas após a instauração de processo judicial.


A ministra Nancy Andrighi propôs uma reforma para a manutenção do dispositivo, que não foi aceita no plenário.


O ministro Marco Aurélio Mello acompanhou o voto da relatora. "Caso a resolução seja revogada, viveremos o inverno da nossa desesperança", afirmou o ministro.


Os ministros Henrique Neves, Gilson Dipp e Arnaldo Versiani votaram a favor do pedido dos partidos políticos.


Idas e vindas


Nas últimas eleições, o TSE exigia apenas a apresentação da prestação das contas de campanha para a obtenção da certidão de quitação eleitoral, sem a exigência de que as contas tivessem sido aprovadas.


As votações sobre a questão no tribunal, porém, nunca foram unânimes.


Em 2009, a jurisprudência do TSE foi fixada na lei nº 12.034, que determinou que para obter a certidão de quitação eleitoral seria exigido, entre outros pré-requisitos, era necessária "exclusivamente" a "a apresentação de contas de campanha eleitoral". A lei não fez nenhuma referência explícita sobre a aprovação das contas.


Este entendimento jurídico continuou a ser aplicado pelo TSE também nas eleições de 2010.


A proposta para que a aprovação das contas eleitorais fosse determinante para o registro da candidatura foi apresentada no TSE em fevereiro deste ano pelo ministro Arnaldo Versiani, que relatou o caso.


A inovação foi rejeitada pelo ministro Gilson Dipp, que votou contrário ao relator. “Ficou muito claro que a vontade do legislador realmente foi a de limitar [a emissão da certidão] apenas à apresentação e não necessariamente à aprovação [das contas]”, afirmou o ministro, na sessão do TSE de 28 de fevereiro.

Trecho da PB-054 está interditado no Agreste


Os motoristas que forem trafegar pela PB-054 devem ter cuidado. As chuvas ocorridas nas últimas 24h na região do Agreste paraibano deixaram estradas esburacadas, desvios caíram e o nível do Rio Paraíba subiu.
Desvio desaba no Agreste
Desvio desaba no Agreste ( foto: Vale PB)
De acordo com a jornalista Gil Costa, da Rádio Itabaiana FM, um trecho da PB-054 que liga as cidades de Itabaiana a São José dos Ramos está interditado. O desvio feito na rodovia entre os municípios desabou.
Uma opção para o motorista é ir pela estrada que dá acesso aos municípios de Mogeiro a Ingá. Os condutores podem utilizar o desvio da ponte de Ingá ou o desvio lateral até Riachão do Bacamarte, saindo na BR-230.
O nível do Rio Paraíba aumentou consideravelmente de volume contribuindo para alagamentos de estradas e cheia em açudes.
Hyldo Pereira

ELEIÇÕES: CANDIDATOS TÊM DE ABRIR CONTA ESPECÍFICA PARA ARRECADAR RECURSOS


Os candidatos a prefeito e a vereador que disputarão o pleito de outubro têm de abrir conta bancária exclusiva para a movimentação financeira de campanha. A exigência da conta específica se estende também aos comitês e aos partidos. A conta é obrigatória a todos, mesmo que não haja arrecadação ou movimentação de recursos financeiros.
 Preparativos
Antes de arrecadar e gastar recursos na campanha eleitoral são necessários: o requerimento do registro de candidatura ou do comitê financeiro; a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); a comprovação da abertura de conta bancária específica; e a emissão de recibos eleitorais.
 Conta bancária
O CNJP para a abertura da conta específica é fornecido pela Receita Federal após o pedido de registro do candidato à Justiça Eleitoral. Além do CNPJ, o candidato ou comitê deve apresentar o Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral (Race), disponível na página do TSE na internet.
 BC
A conta deve ser aberta em instituição financeira que possua carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil, sendo vedado o uso de conta bancária preexistente.
 Prazo e detalhes
O prazo para a abertura da conta é de até 10 dias a partir da data de concessão do CNPJ. A conta é facultativa aos candidatos ao cargo de vereador em municípios com menos de 20 mil eleitores. 
No caso de município que não possua agência bancária ou correspondente bancário, os diretórios partidários, comitês financeiros e candidatos não são obrigados a abrir conta bancária eleitoral.
Partidos
Os partidos políticos, em todas as esferas de direção, também devem providenciar a abertura de conta específica. O prazo, no entanto, termina em 5 de julho e a legenda deve utilizar o CNPJ próprio já existente.
Com informações do TSE
 

Mulher pede idenização por marido ter micropênis


Mulher pede idenização por marido ter micropênisKDB, 26 anos, advogada e residente no município de Porto Grande no Amapá decidiu processar seu ex-marido por uma questão até então inusitada na jurisprudência nacional. Ela processa ACD, comerciante de 53 anos, por insignificância peniana.

Embora seja inédito no Brasil os processos por insignificância peniana são bastante frequentes nos Estados Unidos e Canadá. Esta moléstia é caracterizada por pênis que em estado de ereção não atingem oito centímetros. A literatura médica afirma que esta reduzida envergadura inibe drasticamente a libido feminina interferindo de forma impactante na construção do desejo sexual.

O casal viveu por dois anos uma relação de namoro e noivado e durante este tempo não desenvolveu relacionamento sexual de nenhuma espécie em função da convicção religiosa de ACD. KDB hoje o acusa de ter usado a motivação religiosa para esconder seu problema crônico. Em depoimento a imprensa a denunciante disse que “se eu tivesse visto antes o tamanho do ‘problema’ eu jamais teria me casado com um impotente”.

Anatel quer debater alternativas para o pagamento de ligações em orelhões


Anatel quer debater alternativas para o pagamento de ligações em orelhõesUma proposta de mudança nos regulamentos sobre orelhões do país, que prevê a possibilidade do uso de formas alternativas para o pagamento de ligações, como moedas e cartão de crédito foi aprovada hoje (28) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A proposta será submetida à consulta pública por 45 dias e à uma audiência, em Brasília, para debater a questão.

O regulamento retira a obrigatoriedade do uso do cartão telefônico, possibilitando que a concessionária o possa substituir por outro meio de cobrança. Segundo o relatório da conselheira Emília Ribeiro, a abertura para uso de outras tecnologias visa a impulsionar a competição, baixar os custos de produção, oferecer maior conforto e facilidade ao usuário, além de dificultar a fraude, diminuindo as perdas das concessionárias e dos usuários. A Anatel deverá fazer testes preliminares para verificar a aceitação, pelo usuário, ao novo meio de cobrança. Se identificar falhas no processo, a agência poderá suspender ou até restabelecer o meio de cobrança anterior.

Outra inovação é a permissão para a publicidade nas cabines ou nos próprios orelhões, o que, segundo a Anatel, pode gerar uma nova fonte de receita para a concessionária, além de criar uma comunicação visual atrativa ao uso dos telefones públicos pela população em geral, diminuindo o vandalismo. O regulamento também prevê a liberação para que as concessionárias possam introduzir novas funcionalidades para os orelhões, favorecendo a convergência de serviços e agregando valor ao terminal, que poderá ser usado para mais de um serviço.

A conselheira aponta que existe um crescente desinteresse da população pelos orelhões, reduzindo também a receita das concessionárias de telefonia fixa com o serviço. A principal causa é o aumento do número de telefones celulares, aliada à diminuição de telefones públicos disponíveis. Mas, na avaliação de Emília Ribeiro, a telefonia de uso público continua a ser um serviço essencial, especialmente para a população mais pobre, que não tem condições de ter um telefone fixo ou móvel.

O Conselho Diretor também decidiu hoje prorrogar de 6 de julho para 9 de setembro a consulta pública sobre a alteração do regimento interno da agência. As sugestões recebidas serão analisadas pela Anatel e permanecerão à disposição do público na biblioteca da Anatel.

Mução do rádio vai pro xilindró acusado de pedofilia

ImageO apresentador de rádio e humorista Mução foi preso pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (28), na cidade de Fortaleza (CE). Ele foi detido durante uma operação da PF denominada "DirtyNet" (internet suja), de combate à pedofilia e pornografia infantil.

O trabalho dos policiais acontece nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

O humorista que apresenta um programa diário em uma rádio local foi detido em Fortaleza. A superintendência da PF em Pernambuco vai realizar uma entrevista coletiva para apresentar o balanço da ação.

Segundo a PF, pelo menos quatro dos 15 mandados de prisão expedidos pela Justiça já foram cumpridos. A operação DirtyNet (internet suja), como foi batizada, pretende cumprir ainda 50 mandados de busca e apreensão.

O objetivo é desarticular uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil pela internet. Os suspeitos vinham sendo investigados há cerca de seis meses. Durante esse período os integrantes do grupo foram flagrados trocando arquivos com cenas de adolescentes, crianças e bebês em contexto de abuso sexual.

Os suspeitos também relatavam crimes de estupro cometidos contra os próprios filhos, além de sequestros, assassinatos e atos de canibalismo.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Boa Noite a Todos!


Em alguns momentos, precisamos silenciar e tirar um tempo para conversarmos com Deus. Ele nos fala: "Vá e faça o que eu lhe peço. Não se preocupe com coisas pequenas, eu estou com você."

Kit de ordenha bovina é adaptado para ordenha de cabras leiteiras


Para produzir leite de melhor qualidade e mais adequado ao consumo humano, o produtor deve adotar boas práticas agropecuárias de ordenha. Nessa linha a Embrapa Caprinos e Ovinos adaptou a tecnologia de ordenha já utilizada na bovinocultura para ordenha de cabras leiteiras.
De acordo com a pesquisadora Léa Chapaval, líder do projeto que adaptou o kit desenvolvido na Embrapa Gado de Leite, a maioria dos materiais já é conhecida dos produtores, que precisam apenas ser incentivados a fazer o uso correto deles. “É preciso chamar atenção para aspectos como a limpeza do local da ordenha, o uso da água clorada para higiene dos baldes, as mãos do ordenhadores, que devem estar limpas e com unhas cortadas. Cerca de 80% das contaminações ocorrem nas salas de ordenha, com prejuízos aos produtores. A ocorrência de mastite, por exemplo, pode gerar a perda de 250 gramas de leite por dia em cada animal,” destacou Léa.
O kit de ordenha manual é composto por materiais simples, como um balde plástico, uma caneca telada, mangueira, esguicho de jardim, dosador, coador, garrafa pet, cloro comercial, um par de luvas de borracha, detergente em pó e escova ou bucha natural, com objetivo de evitar a contaminação do leite por bactérias e resíduos .

Avenida Brasil: Tufão dá uma surra em Max


Em Avenida Brasil, da Globo, decidido a sair de casa, Max (Marcello Novaes) vai até a mansão para pegar suas coisas. Antes de sair, ele tem uma conversa definitiva com Ivana (Letícia Isnard) e diz que precisa realmente de um tempo.

Segundo informações da revista Super Novelas, fingindo estar triste, o malandro caminha em direção ao portão e vê quando Nina (Debora Falabella) segue para a farmácia. O vigarista decide ir atrás dela.

Assim que a empregada deixa o estabelecimento, com os remédios em mãos, Max a aborda. Em meio a uma discussão, o sujeito pega a cozinheira pelos braços e começa a sacudi-la.
De longe, Tufão (Murilo Benicio), que está em um bar com Leleco (Marcos Caruso), vê tudo e atravessa a rua correndo, e pergunta o que está acontecendo.

Max reage com frieza e estupidez. Enciumado e achando que o cunhado está dando em cima de Nina. Tufão parte para cima do malandro.

Uma luta tem início diante de todos e sob os gritos de Nina, que pede ajuda. Então, Leleco se aproxima e separa os dois. Em seguida, Max entra em seu carro e parte. Por usa vez, Tufão abraça a jovem, protegendo-a.

Chuvas causam transtornos da região metropolitana de João Pessoa



As chuvas causaram transtornos em várias cidades da região metropolitana de João Pessoa, nesta quinta-feira (28). Na em Bayeux, rios transbordaram, casas e ruas foram inundadas. A Defesa Civil do município relocou algumas famílias que foram prejudicadas.
Chuvas em Bayeux
Chuvas em Bayeux ( foto: Bayeux em Foco)
O tráfego ficou congestionado em pontos das cidades. No município de Cabedelo, os internautas enviaram fotos para o Portal Correio mostrando o drama dos moradores para sair de casa.
Devido a problemas de infraestruturas nas ruas, a água invadiu dezenas de casas e algumas avenidas ficaram intransitáveis.
Chuvas em Bayeux
Chuvas em Bayeux ( foto: Bayeux em Foco)
De acordo com informações meteorológicas fornecidas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a quantidade de chuva registrada no mês de junho está acima da média nas cidades do litoral.
Chuvas em Cabedelo
Chuvas em Cabedelo ( @nillharck)
Só nas últimas 24 horas choveu 95 mm, na capital. O acumulado até quinta-feira (28) foi de 532,3 mm. 76,4% acima da média esperada (301,7 mm) para o mês de junho.
A previsão para as próximas 24 horas é de chuvas no agreste, brejo e litoral paraibano. Nessas áreas podem ocorrer pancadas fortes. Nas regiões do Cariri, Sertão e Alto Sertão, a meteorologia prevê céu nublado e chuvas em pontos isolados.

Hyldo Pereira